COMO CUIDAR DE CABELOS OLEOSOS?

Atualizado: 2 de Abr de 2018

A oleosidade capilar é decorrente da secreção da glândula sebácea, da pele situada junto ao folículo piloso que promove a lubrificação do pelo. Porém, quando essa oleosidade ocorre em excesso, causa disfunções como seborreia, dermatite seborreica, caspa, entre outras.


Cabelos oleosos são muito brilhosos, gordurosos, possuem aspecto úmido, sem volume e geralmente são finos. Isso ocorre devido a uma disfunção que pode estar associada ao stress, má alimentação, hormônios desregulados, alterações emocionais (humor) e poluição fazem com que as glândulas sebáceas secretem o sebo de forma excessiva.


Essa condição pode ocorrer também por uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes úmidos e onde existem vapores de gordura. Este distúrbio também favorece o surgimento e/ou piora do quadro de quem tem problemas de caspa, seborreia e queda de cabelos.


OLEOSIDADE EXCESSIVA


Quando a oleosidade é excessiva, consulte o Dermatologista de sua confiança para diagnosticar seu caso, para que ele prescreva o tratamento ideal para amenizar o excesso de sebo.

Obs.: A oleosidade excessiva, quando é genética, não tem cura. Porém tem como diminuir o excesso de oleosidade e manter um controle saudável.


COMO CUIDAR:

  1. Utilize produtos que diminuem o excesso de oleosidade, que limpem o couro cabeludo, mas sem ressecar muito os fios;

  2. Lave os cabelos diariamente som shampoo apropriado e com água fria ou morna. Esfregue suavemente o couro cabeludo com os dedos e não com a palma das mãos, até a completa remoção de excesso de sebo, sujeiras, impurezas, resíduos, etc;

  3. Lave o comprimento dos cabelos da raiz as pontas;

  4. Enxague abundantemente, sempre verifique se foi removido totalmente o shampoo;

  5. Aplique protetor térmico (leave-in bb cream) antes de usar o secador, mas não aplique no couro cabeludo, somente do comprimento as pontas;

  6. Utilize o secador frio ou morno, melhor frio;

  7. Não encoste o secador nos fios ao secar;

  8. Não passe as mãos frequentemente nos cabelos, as mãos possuem grande quantidade de sebo, e isso trará mais gorduras aos cabelos;

  9. Hidrate os cabelos a cada 3 ou 4 semanas.


Obs.:

Posso usar condicionador?

Pode. Porém tem que ser específico para os fios, e lembre-se não aplique nunca o condicionador no couro cabeludo, somente do comprimento as pontas.

0 visualização